Estudo Bíblico para Noivos - Parte 01


Dois se tornando um

Gênesis 2:24 -  "Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne."

A união entre um homem e uma mulher num relacionamento matrimonial, dá início a uma nova vida e uma nova família. É importante que os recém-casados entendam que a partir de agora não existe mais vida independente; e que, o que antes costumava ser da sua conta, agora passa a ser da conta dos dois; o que antes era meu, agora passa a ser nosso. As decisões que antes eram tomadas por uma pessoa, agora, devem ser decididas pelos dois. Afinal são uma só carne.
O casamento não é uma "sociedade" ou um "acordo", ou ainda um "negócio". Um casamento é muito mais sério, é uma "aliança". Não é como um simples contrato, que a qualquer momento pode ser desfeito, ou ter suas cláusulas alteradas. Um casamento deve ser um compromisso eterno.

• Mateus 19:5-6 - "E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem."

Outro ponto importante deste tema é "deixará o homem o seu pai e a sua mãe"; o enfoque aqui, se dá, ao fato de que ambos os noivos, devem agora deixar a vida que levavam anteriormente para assumir uma nova vida ao lado de seu cônjuge. Não há aqui, nenhuma indicação de que devam ser cortados os laços de amor e amizade com os pais; mas uma indicação de que, a partir do casamento, suas preocupações, seu tempo, suas posses devem ser voltadas para o novo lar. Seus pais agora são seus parentes, enquanto que, sua família é seu cônjuge e os filhos que este casamento gerar. Não há problema nenhum em buscar conselhos e orientações de pais ou outras pessoas mais maduras, mas não se deve permitir que influências externas, venham ditar as regras em seu lar; as decisões devem ser tomadas sempre pelo casal.
Tradições e costumes também costumam gerar problemas no início de muitos matrimônios. Tanto o noivo quanto a noiva, procedem de famílias diferentes, com costumes e rotinas diferentes; é comum ouvir frases como: "lá em casa nós fazemos desse jeito" ou "minha mãe cozinhava diferente", etc. É preciso entender, que certo tipos de comentários pode entristecer o cônjuge e devem ser evitados. O casamento se fortalecerá ao ponto que os dois procurarem entender a diferença do outro, ceder as vezes e procurar até mesmo mudar se for necessário, para agradar seu cônjuge e proporcionar um ambiente de harmonia e respeito.

Deus estabeleceu o padrão para o casamento

Efésios 5:22,25 - "Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;...Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,"

Uma vez que o Matrimônio foi instituído por Deus, também vamos encontrar no Casamento, uma estrutura estabelecida por Ele. É sempre importante lembrar que a vontade de Deus é que assim seja, para com todos os casamentos, mas a grande maioria dos relacionamentos, estão longe da vontade de Deus. Mas pelo menos os que se denominam Cristãos, devem conhecer e aceitar o padrão de Deus para seu matrimônio.
Deus designou o homem para ser cabeça do lar, a semelhança de Cristo, o cabeça da igreja. Também espera que a mulher seja sujeita ao marido como a igreja à Cristo. Esta ordem estabelecida por Deus, não tem a finalidade de diminuir a posição da mulher, ou ainda de exaltar a posição do homem, mas procura estabelecer uma ordem, que uma vez seguida, trará fundamento e firmeza ao relacionamento.
O papel da mulher no relacionamento conjugal, não é de forma alguma inferior ao do homem; mas pelo contrário, quando Deus projetou o casamento, Ele esperava que ambos marido e mulher, fossem cooperadores e trabalhassem juntos unindo seus esforços, talentos e qualidades, para que juntos construissem um lar forte e abençoado.
O inimigo tem destruído muitos casamentos através da rebeldia e insubmissão, assim como através do abuso e da agressividade. O respeito da mulher pelo seu marido como líder do lar, acompanhado pelo cuidado e amor do marido pela sua esposa, formarão um casamento sólido e feliz.
Tudo que Deus faz, tem o propósito de abençoar e gerar vida.
 
Créditos:
O texto acima foi retirado do blog do Pastor Valdir 
(http://blogdoprvaldir.blogspot.com)

0 Response to "Estudo Bíblico para Noivos - Parte 01"

Postar um comentário